BILL WATTERSON



Bill Watterson é o criador de Calvin & Haroldo, uma atraente crônica sobre o cotidiano de um garoto de seis anos. As tirinhas de Calvin & Haroldo figuraram em mais de 2400 jornais em todo mundo até primeiro de Janeiro de 1996, dia em que Bill Watterson parou de publicar a sua criação.
Desde a sua primeira aparição em 1985, Calvin & Haroldo ganharam apelo mundial. Mais de 23 milhões de livros foram impressos e, cada um dos 14 livros da coleção vendeu mais de 1 milhão de cópias no seu primeiro ano de publicação. A coletânea mais recente, The Calvin & Hobbes Tenth Anniversary Book (O livro do décimo aniversário de Calvin e Haroldo), foi publicado na primavera de 1995 (Ed. Andrews and McMell) e chegou a liderar a lista dos mais vendidos do New York Times. Ele permaneceu na lista dos mais vendidos por muitas semanas depois da sua publicação.
Em uma carta mandada aos editores dos jornais anunciando a aposentadoria de Calvin & Haroldo, Watterson declarou: "Esta não é uma decisão nem fácil nem recente, e eu saio com uma certa tristeza. Porém meus interesses mudaram de direção, e eu pretendo trabalhar agora em um projeto com menos compromissos artísticos. Eu ainda não decidi sobre futuros projetos, mas minhas relações com a UPS (Universal Press Sindicate) vão continuar."
Bill Watterson foi nomeado para ganhar o Reuben Award de 1992 pelo prêmio de Outstanding Cartoonist of the Year (o mais notável cartunista do ano) pela Sociedade Nacional dos Cartunistas, e ganhou os prêmios de 1986 e 1988. Em 1986, Watterson foi o mais jovem cartunista a ganhar este prêmio.
Abaixo você irá encontrar uma pequena biografia de Bill Watterson (irá saber que é a tal Melissa que aparece no início dos livros de Calvin & Haroldo) e a carta que ele fez anunciando o fim da tira.
Bill Watterson
"William B. Watterson II, nascido em 5 de julho de 1958 em Washington, é o criador das histórias de Calvin & Haroldo, um garoto de seis anos e seu melhor amigo, um tigre de pelúcia chamado Haroldo. Se formou no Kenyon College em Gambier, Ohio, em 1980 com grau em ciência política. Casado com Melissa, moram em Hudson, Ohio. Infelizmente Bill Watterson parou de desenhar as tiras de Calvin & Haroldo no dia 1 de Janeiro de 1996. As tiras de quadrinhos eram diárias e distribuídas em 14 países pela Universal Press Syndicate. A primeira tira foi lançada no dia 11 de Novembro de 1985 e desde então Calvin & Haroldo ganhou fama pelo mundo. Seus livros venderam mais de um milhão no primeiro ano de venda sendo que o último, Os Dez Anos De Calvin & Haroldo, alcançou a lista dos mais vendidos do New York Times. Bill Watterson foi nomeado para ganhar o "1992 Reuben Award" pelo prêmio "Outstanding Cartoonist of the Year" pela Sociedade Nacional dos Cartunistas, e ganhou os prêmios de 1986 (mais jovem cartunista a ganhar o prêmio) e 1988. Bill Watterson é tão bom escritor quanto desenhista. O gênio do mau comportamento que é Calvin é feito tanto de grandes diálogos quanto de um desenho personalíssimo. Ele não dá entrevistas e raramente posa para fotos, seu endereço e telefone são segredos bem guardados, até seus contatos profissionais são feitos pela esposa. É difícil que o autor apareça para se justificar para os órfãos de Calvin. O que se sabe é que há anos Watterson disse ser impossível continuar mantendo indefinidamente seu altíssimo padrão de qualidade num trabalho para publicação diária. Ele não tem equipe e trabalha só. Nunca aceitou vender os direitos da história para camisetas, bonecos e desenhos de tv."
A CARTA:Veja a seguir a carta escrita por Bill Watterson em 1995 avisando o fim da tira.
Caro Editor:Eu vou parar com Calvin e Haroldo no final do ano. Esta não foi uma decisão fácil ou tomada às pressas, e saio com tristeza. De qualquer modo, meus interesses mudaram e acredito ter feito o possível de acordo com as obrigações de fechamentos diários e quadros pequenos. Estou ansioso para trabalhar num ritmo mais atencioso, com menos compromissos artísticos. Ainda não decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate continuará.
É uma honra que tantos jornais publiquem Calvin e Haroldo e me orgulho disso. Agradeço seu apoio e indulgência durante a década passada. Desenhar a tira foi um privilégio e um prazer e agradeço a você por ter me dado esta oportunidade.

Comentários