![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeLDBlmTTMOwjS9WqRtn0y3PZlwfwwvOz9yBNgT35AQVw5WS5lEOWrUjMKq2ycKK4mI3C8kruxkOU2tGFLY31kqcMwHwaA9X8MNXow6FevJBla08Z3ajKxjEApbnGecRj1RCpv/s400/ch%C3%A1+4.jpg)
Ao prazer de uma chávena desta bebida, quente ou fria, associam-se as suas propriedades preventivas. Um remédio 100 por cento natural. E muito, muito exótico.
Fonte natural de antioxidantes, rico em flúor e magnésio, o chá tem efeitos anti bacterianos, anti virais, uma acção vasodilatadora e ajuda ainda a prevenir as cáries e o stress. Graças à cafeína e à teanina, duas moléculas alcalóides que entram na sua composição, são-lhe reconhecidos benefícios ao nível da circulação sanguínea, funcionamento dos rins e do sistema nervoso central. A teanina tem a propriedade acrescida de manter a mente alerta e simultaneamente relaxada. Não admira, portanto, que o seu consumo esteja associado a estilos de vida saudáveis e se multipliquem mensagens sobre os seus benefícios: é bom e faz bem à saúde.
Preto, branco ou verde, o verdadeiro chá tem a mesma origem: a camellia sinensis, um arbusto ao qual são retirados os rebentos e as folhas jovens. A diferença de tipo acontece durante o método de fabricação. Nos chás pretos, por exemplo, as folhas são submetidas a um período longo de fermentação enquanto nos verdes são sujeitas a secagem após vaporização.
Deste processo resultam, aliás, diferentes composições químicas com propriedades medicinais variáveis de um tipo de chá para outro – razão pela qual o verde apresenta propriedades anticancerígenas e o preto protege das doenças cardiovasculares.
Podes beber a toda a hora um chá. Antes de deitar opta por tomar um, é sempre relaxante e faz muito bem à tua saúde! ;)
Comentários