Na Noruega, Lula diz que visita intensificará laços econômicos e de amizade

Plantão Publicada
Valor Online

OSLO - Durante o jantar oferecido ontem pelo rei Harald e a rainha Sonja, em Oslo (Noruega), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da primeira visita de um governante brasileiro ao país para as duas nações firmarem laços de amizade e intensificarem a cooperação econômica.

Estamos dando continuidade ao renovado diálogo que inauguramos com a honrosa visita de Vossas Majestades ao Brasil, em 2003. Alegro-me em poder conhecer de perto este país próspero, economicamente bem-sucedido e tecnologicamente avançado, que se tornou parceiro importante do Brasil.

Lula lembrou que um expressivo número de empresas norueguesas estão instaladas no Brasil, e que já há investimentos brasileiros naquele país. O caráter complementar de nossas economias enseja muitas outras oportunidades de negócios e projetos conjuntos.

Em discurso, o presidente ressaltou que o Brasil identifica na Noruega um parceiro importante numa série de temas de importância global.

A Noruega tem tradição na defesa da paz e do desenvolvimento. Dedica-se com empenho a iniciativas de reconciliação em diferentes pontos do mundo. A cooperação entre nossos dois países nos esforços de reconstrução do Haiti confirma essa longa tradição.

Reconheceu, também, que os dois países são considerados potências no campo da energia, dedicados a contribuir para a solução de alguns dos principais desafios da agenda internacional, como a mudança do clima e a segurança energética. (Agência Brasil)

Comentários