Um pouquinho de Vinícius Dorin


Nascido em Ituverava-SP em 1962, iniciou com o piano seus estudos de música em Araçatuba aos 7 anos de idade.Aos 14, em Itu, começou a estudar flauta a aos 16 ingressou na Banda União dos Artistas, onde teve as primeiras aulas de saxofone. Nessa época iniciou sua carreira profissional fazendo bailes com a Orquestra Sambrasil de Itu – SP e depois com o conjunto Makros, ao mesmo tempo em que cursava o Conservatório de Tatuí.Aos 20 anos mudou-se para São Paulo, onde ganhou uma bolsa de estudos para cursar o CLAM, tornando-se professor nessa mesma escola. Nesse período trabalhou com vários grupos como a Banda da Patroa com Silvia Goes e Arismar do Espírito Santo, Orquestra 150 do Maksoud Plaza, Johnny Alf, Laércio de Freitas e outros. Também começou a gravar jingles e discos.


De 1988 a 1990 participou do show “Sedução” com a cantora Simone, viajando por todo o Brasil e Portugal.Em 1991 e 1992 trabalhou com Gal Costa fazendo o show “Plural”, com o qual excursionou pelo Brasil, México, Alemanha e participou do Festival de Montreux.Ainda nesse período fez parte dos grupos instrumentais Comboio e Banda Savana, gravando com esta última dois CDs e participando do projeto “Arranjadores”, junto com os maestros Cipó, Duda, Moacir Santos e Branco, entre outros.Em 1993 foi convidado por Hermeto Pascoal para integrar o seu grupo, estreando em uma turnê pela Argentina e Uruguai e participando do Free Jazz Festival do mesmo ano.Desde então, vem participando com o Grupo de Hermeto Pascoal de vários festivais como os de Nova York, New Orleans, Amsterdã, Porto, Buenos Aires e Bogotá, além de concertos pela América do Sul, Europa e Estados Unidos e Japão. Participou de CDs e shows de Jane Duboc.



Gravou CDs com o baterista e compositor Nenê, com o contrabaixista e compositor Arismar do Espírito Santo, com o guitarrista Fernando Correa, com a Big Band Bissamblazz e gravou com Hermeto Pascoal o seu mais recente CD. Atualmente também faz parte da Banda Mantiqueira. Desde 2000 vem se apresentando com seu grupo e está preparando a gravação de seu primeiro CD solo.Como professor, além do CLAM, deu aulas no Conservatório de Tatuí por 3 anos, atualmente dá cursos de música na Oficina Aldo Bove e tem ministrado workshops e participado de Festivais como os de Ouro Preto, Tatuí e Campos do Jordão e Londrina.



Por Carolkidman

Além de ser meu primo, considero o Vinícus um dos melhores instrumentalistas da atualidade.Tenho acompanhado o trabalho dele de perto, e sem dúvida é muito bom.
Além disso, ele participou da última abertura do Festival Jazz da Telefônica em São Paulo com o gurpo Mantiqueira no Parque Villa Lobbos. E em seguida foi o Show da Diana Krall. Um sucesso!!!!

Comentários