Cursos e oficinas com inscrições lotadas

Autor: Redação JL Apresentações da orquestra serão no próximo final de semana em Limeira
No próximo final de semana, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) estará em Limeira com apresentações de seus grupos de instrumentos e vozes. Além dos quatro concertos dos grupos de metais, coro de câmara, cordas e sopros, os músicos darão cursos de apreciação musical e oficinas de música.
As inscrições foram feitas em maio e junho e acabaram antes mesmo do último dia - 1º de julho. As apresentações e os cursos ocorrem do dia 12 a 14 deste mês e contam com a promoção do Jornal de Limeira.Segundo a Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, as 300 vagas dos seis cursos foram preenchidas rapidamente. Os inscritos, na sua maioria, fazem parte da sociedade, são músicos da Orquestra Municipal e da Escola Livre de Música, além de Limeira e região.
Os cursos ministrados pelos músicos da Osesp serão feitos na sede da Secretaria Municipal da Cultura, no Palacete Levy, na praça da Boa Morte. Já as apresentações dos quatro grupos serão feitas na Catedral Nossa Senhora das Dores.
Os eventos fazem parte do Projeto Osesp Itinerante, que leva a música da melhor orquestra da América Latina para o Interior de São Paulo. Para este programa, foram selecionadas 12 cidades de acordo com o trabalho realizado pelos grupos musicais de cada município. Segundo o maestro Rodrigo Müller, ser escolhida pela Osesp em seu programa é um fato muito importante para a orquestra municipal.
O Projeto Osesp Itinerante tem como meta principal democratizar o acesso à música clássica em suas mais distintas formações e apresentações sinfônicas, de câmara e coral, além de promover a aproximação de jovens músicos com o cotidiano da profissão.
A OSESPFundada em 1954, está desde 1997 sob a direção do maestro John Neschling. Passou por transformações que a colocaram como um novo referencial de qualidade e excelência nos campos da Arte, da Cultura e da Educação no Brasil.
Com o apoio do governo do Estado, Neschling criou o Centro de Documentação Musical Maestro Eleazar de Carvalho, o Serviço de Assinaturas, a Coordenadoria de Programas Educacionais, o Serviço de Voluntários, a editora de partituras Criadores do Brasil, a Academia da Osesp e iniciou uma parceria com a gravadora sueca BIS para o lançamento de mais de 20 CDs. Foram criadas também as séries de música de câmara: Um Certo Olhar, Série de Câmara e Sonatas.

Comentários