QUANDO A GAITA DE FOLES ENCONTRA-SE COM A SANFONA



O espanhol Carlos Núñes, considerado o maior intérprete de gaita de foles do mundo, lançou recentemente um Cd dedicado à musica brasileira, intitulado “Alborada do Brasil”… As “alboradas” são, na Galícia, as melodias com que se celebra o amanhecer, tocadas com gaitas de fole, com elas se chamam as pessoas para participarem das festas. É um gênero musical muito antigo, baseado em ciclos de subidas e descidas semi improvisadas, próprias dos prelúdios, que ainda hoje se escuta na música de sanfona do Nordeste brasileiro (segundo consta no encarte do Cd).

O disco abre com “Alborada de Rosália” da poetisa Rosália de Castro, com melodia tradicional e participação vocal da mineira Fernanda Takai e prossegue com o choro “Vou Vivendo” de Pixinguinha e Benedito Lacerda… a terceira faixa é o samba “Alvorada” de Cartola e Hermínio Bello de Carvalho, cantado pelo mestre Wilson das Neves.

A quarta faixa é um pout-porri intitulado “Nau Bretoa”… A Nau Bretoa foi o nome do primeiro barco a transportar escravos negros para o Brasil. Esse pout-porri é composto pelas músicas “Feira de Caruaru” (Onildo Almeida), “Geremuado” (Pedro Sertanejo), “Mourão” (Guerra Peixe/Clóvis Pereira), “Dança do Caboclo” (Hekel Tavares/Olegário Mariano), “Nas Águas Verdes do Mar” (do repertório do Maracatu Porto Rico), “Caicó” (Teca Calazans/Heitor Villa-Lobos), “Morte e Ressurreição do Boi” (Mestre Gasosa), “Forró de Dois Amigos” (Edmilson do Pífano/Ratinho dos Oito Baixos)… Quem participa dessa faixa é Lenine, cantando a ciranda “Nas Águas Verdes do Mar”, a bateria da Escola de Samba Beija Flor e o rabequeiro Carlos Herz.

A quinta faixa, intitulada “Gaita” é uma composição dos anos 30 de Radamés Gnattali, com letra de Augusto Meyer… com participação vocal de Adriana Calcanhotto e o pianista André Mehmari.

A sexta faixa e outro pout-porri, intitulado de “Xotes Universitários”, reunindo as canções “O Xote das Meninas” (Zé Dantas/Luiz Gonzaga) e “Numa Sala de Reboco” (José Marcolino/Luiz Gonzaga), com participação especial da sanfona do mestre Dominguinhos.

Do forró pernambucano, Carlos Núñez passa para a cantiga mineira de Celso Adolfo, na singela “Coração Brasileiro”, com participação vocal de Luiza Maita e do próprio Celso Adolfo no violão… E continuando nas Minas Gerais vem “Ponta de Areia” de Milton Nascimento/Fernando Brant.

Em seguida vem outro pout-porrit, dessa vez intitulado “Y-Brazil”, reunindo “A Mulher do Meu Patrão” (Vicente Duarte) e “O Vovô do Baião” (João Silva/Severino Ramos), com participação especial de Jaques Morelenbaum.

A única faixa inédita do disco é “Padaria Elétrica da Barra”, uma parceria de Carlos Núñez com Carlinhos Brown e Alê Siqueira, que participam da faixa.

E de volta pro forró temos as faixas “Feira de Mangaio” (Sivuca/Glorinha Gadelha) e fechando o disco com chave de ouro vem o pout-porrit em homenagem a Luiz Gonzaga com “Assum Preto” e “Asa Branca”, com as participações de Yamandu Costa e Dominguinhos e a arrepiante gaita de fole de Carlos Núñez… Segundo Núñez, a nossa “Asa Branca” foi a canção mais “gaitística” que ele encontrou no Brasil.

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