http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/2011/03/18/a-visita-de-obama-e-mais-importante-para-os-estados-unidos-do-que-para-o-brasil-diz-um-grande-banqueiro-americano/
Um dos nomes mais conhecidos da história recente das relações entre Estados Unidos e Brasil, o banqueiro William Rhodes, um dos principais executivos do Citibank, sintetizou com uma frase o objetivo da visita do presidente Barack Obama ao país.
Segundo Bill Rhodes, como ficou conhecido quando, ao longo de mais de uma década, foi o principal negociador da dívida externa brasileira, nos anos 80, “essa visita de Obama é mais importante para os Estados Unidos do que para o Brasil”.
Rhodes fez essa afirmação em conversas com alguns empresários, ontem, durante a posse de Murilo Portugal na presidência da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
O banqueiro americano é um dos 200 empresários americanos que integram a comitiva de Obama no Brasil e que dá a dimensão da importância dessa viagem de Obama para os Estados Unidos.
Na opinião de Rhodes, o principal objetivo da viagem de Obama é o de aumentar as exportações americanas.
O Brasil é um importante parceiro comercial dos EUA.
O Brasil registrou um déficit de US$ 8 bilhões na balança comercial com os Estados Unidos em 2010, e a perspectiva é do buraco dobrar este ano. Só em janeiro, o déficit foi de US$ 1,5 bilhão.
Comentários